Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Inequality in Brazilian basketball: the birthplace effect / Desigualdade no basquete brasileiro: efeito do local de nascimento

Faria, Larissa Oliveira; Bredt, Sarah da Glória Teles; Ribeiro, Amanda Isadora; Galatti, Larissa Rafaela; Albuquerque, Maicon Rodrigues.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1340966
resumo O presente estudo investigou o efeito do local de nascimento em ambos os sexos do basquete brasileiro e de acordo com os estados e regiões geográficas. Nós hipotetizamos que o estado de São Paulo (SP) seria o principal responsável pelo destaque da região sudeste sobre as demais regiões. O efeito do local de Nascimento dos atletas brasileiros participantes da Copa do Mundo da FIBA e de duas ligas nacionais foram coletados de sites com acesso livre. Os locais de nascimento de 315 atletas foram incluídos. As frequências absolutas e relativas do local de nascimento dos atletas em cada estado e região geográfica foram calculadas. O teste de chi-quadrado foi usado para comparar as frequências esperadas e observadas entre regiões e estados. A razão de chances e o intervalo de confiança de 95% foram calculados para indicar a probabilidade de um atleta de alto rendimento nascer em determinada região ou estado. Os resultados confirmaram nossas hipóteses, apontando altas frequências de atletas nascidos na região Sudeste, especialmente no estado de SP. Concluímos que a desigualdade de participação no basquete brasileiro é causada pela dimensão continental do país e pelo contexto histórico da modalidade. A concentração de clubes de basquete em uma única região e estado (SP) levam a subutilização do potencial esportivo do país.
Biblioteca responsável: BR1.1