Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Surveillance of Chagas disease vectors in Ceará State, Northeastern Brazil / Vigilância dos vetores da Doença de Chagas no Estado do Ceará, Nordeste do Brasil

Alencar, Maria Janiele de; Silva, Abel Brasil Ramos da; Bezerra, Cláudia Mendonça; Alencar, Carlos Henrique; Martins, Victor Emanuel Pessoa.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 9(1): 1-7, 2021. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1369601

Objetivo:

Descrever a distribuição especial, tendência temporal e a as taxas de infecção natural por T. cruzi em triatomíneos capturados no Estado do Ceará, entre 2003 e 2014.

Métodos:

Dados do Programa de Controle da Doença de Chagas foram utilizados para descrever as espécies de triatomíneos circulantes, sua distribuição no Estado, os locais de captura (intradomicílio e peridomicílio) e as taxas de infecção natural por T. cruzi entre os anos de 2003 e 2014.

Resultados:

Durante este período, 401.721 triatomíneos foram capturados em 89,1% dos municípios do Estado, pertencendo às espécies Triatoma pseudomaculata (53,9%), T. brasiliensis (40,5%), Rhodnius nasutus (1,9%), Panstrongylus megistus (1,5%), P. lutzi (1,3%), T. rubrofasciata (0,8%), P. geniculatus (< 0,1%) e T. petrochiae (< 0,1%). A maioria dos espécimes foi capturada no peridomicílio (83,0%), com destaque para T. pseudomaculata e T. brasiliensis, enquanto P. lutzi foi predominante no intradomicílio. P. lutzi teve a maior taxa de infecção por T. cruzi (7,8%), enquanto T. pseudomaculata (0,9%), T. brasiliensis (1,0%) e P. megistus (1,3%) tiveram as menores taxas.

Conclusões:

A ocorrência de um ciclo enzoótico de T. cruzi e a presença de animais sinantrópicos que proporcionam uma fonte de alimentação sanguínea aos triatomíneos aumentam o risco de sua transmissão aos humanos, exigindo das autoridades sanitárias uma vigilância constante desses vetores
Biblioteca responsável: BR1780.2