Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impediments to deprescription in Brazil: overview from a panel of geriatrics experts / Os condicionantes à desprescrição no Brasil: o panorama de um painel de especialistas em geriatria

Teixeira, Juliana Junqueira Marques; Provin, Mercia Pandolfo; Freitas, Marco Polo Dias; Santana, Fabiana Ribeiro; Pedatella, Marco Tulio Araujo; Rocha, Luis Eduardo de Araujo.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1372902

Objetivos:

Identificar os fatores condicionantes para a desprescrição em idosos na perspectiva consensual de um grupo de geriatras brasileiros.

Metodologia:

Foi utilizado o método Delphi para a obtenção de um consenso entre médicos geriatras brasileiros sobre os fatores que condicionam a desprescrição na assistência à saúde do idoso, na prática clínica. O estudo desenvolveu-se em duas etapas (i) levantamento e descrição dos potenciais fatores envolvidos na prática da desprescrição; e (ii) submissão do levantamento realizado na etapa anterior a um painel de especialistas para a obtenção do consenso.

Resultados:

O processo de desprescrição é influenciado pela interação de três pilares da assistência à saúde do idoso o prescritor, o paciente-família e o sistema de saúde. Como elementos de destaque, verificou-se que tanto a capacitação profissional, a habilidade em comunicação e o acompanhamento clínico prolongado do paciente quanto o acesso à equipe multidisciplinar, o tempo adequado para a consulta médica e o registro eletrônico único em saúde foram apontados como facilitadores à desprescrição, conforme os pilares do profissional e do sistema de saúde. Sob o pilar do paciente- família, os facilitadores evidenciados foram a literacia em saúde, a ausência de déficits sensoriais ou cognitivos, a situação clínica de cuidados de transição ou cuidados paliativos.

Conclusões:

A desprescrição é um processo complexo, multifatorial, que exige atenção, tempo, habilidades e competências específicas do médico assistente, mas requer decisão compartilhada e um sistema de saúde coadunável com a cultura de desprescrever
Biblioteca responsável: BR2499