Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Retrospective study of triatomines in an endemic region for Chagas disease in the state of Bahia, Brazil / Estudo retrospectivo de triatomíneos em região endêmica para a doença de Chagas no estado da Bahia, Brasil

Santos, Jessica Samile Sousa; Pauda, Alini Dias de; Novais, Joane Máira Cavalcante Braga; Magalhães Junior, Jairo Torres; Carneiro, Ianei de Oliveira; Santos, Flávia dos.
Acta Vet. Brasilica ; 16(2): 117-125, maio 2022. mapas, ilus, tab
Artigo em Inglês | VETINDEX | ID: biblio-1392534
doença de Chagas é causada pelo Trypanosoma cruzi, que possui diversas formas de transmissão. Dentre elas, a via vetorial, requer a atuação constante da Vigilância em Saúde no controle dos triatomíneos. Nosso objetivo é descrever a diversidade de triatomíneos e o índice de infecção natural por T. cruzi nestes insetos, bem como analisar os indicadores ento-mológicos, por meio de dados secundários gerados pela Vigilância em Saúde do município de Barra, no período de 2009 a 2019. Os dados secundários foram submetidos a análise descritiva e os indicadores entomológicos calculados. Os testes G de Williams e exato de Fisher foram utilizados para a análise dos dados categóricos. Foram capturados 10.913 triatomíneos, dos gêneros Rhodnius sp., Panstrongylus sp., Eratyrus sp. e Triatoma sp., representados por 12 espécies. Triatoma sordida foi a mais prevalente 98,66% (10.767/10.913), refletindo no índice de infestação geral 7,61% (2.555/33.544) e densidade triatomínea 0,24 (8.247/33.544). Enquanto que o índice de infecção geral foi de 0,81% (41/5.048) e manteve-se baixo durante todos os anos. Houve associação significativa para T. sordida em relação ao "Índice de infecção por T. cruzi" e "Estágio de desenvolvi-mento" e "Local de captura". Conclui-se que o município de Barra apresenta uma alta ocorrência de triatomíneos de diversas espécies, sendo T. sordida a espécie mais prevalente e responsável pelos índices de infestação e infecção por T. cruzi. A presença desses insetos nos domicílios é um risco para o ciclo doméstico do parasito, podendo assim transmitir o T. cruzi para diversos animais domésticos, inclusive humanos.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1