Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reflexões sobre o estágio em docência como instrumento formativo do professor universitário: um relato de experiência / Reflections on the teaching internship as a training instrument for university professor: an experience report / Reflexiones sobre la práctica docente como instrumento de formación del profesor universitario: un relato de experiencia

Sales, Weslley Barbosa; Guerra, Ricardo Oliveira.
Rev. Ciênc. Plur ; 9(2): 321517, 31 ago. 2023.
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1510078

Introdução:

A formação de professores é um processo dinâmico que deve ser composto por experiências práticas e teóricas no preparodo discente ao magistério. Desse modo, a compreensão das reflexões relativas ao estágio em docência assistida no âmbito do ensino superior é de suma importância para enriquecer os debates e discussões acerca do papel do estágio em docência como ferramenta formativa do professor universitário.

Objetivo:

Refletir sobreas experiências vivenciadas durante atividades desenvolvidas noestágio de docência assistidaea importância para a formação pedagógica no ensino superior.

Metodologia:

Trata-se de um relato de experiênciado estágio emdocência decorrido no segundo semestre de 2022, na disciplina de Fundamentos em epidemiologia e saúde pública do curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Resultados:

No presente estudo, foram descritas e analisadas as etapas da experiência do estágio em docência, enfocando as perspectivas, aprendizados e aspirações sob a ótica da literatura científica sobre o papel formativo do estágio para o professor universitário. Os resultados obtidos evidenciam a significânciadas contribuições dessa vivência para o crescimento acadêmico e profissional dos mestrandos. No entanto, salienta-se a necessidade de incorporar ou revisar elementos curriculares, visando promover uma integração mais aprofundada entre as dimensões teóricas e práticas no preparo dos alunos para a docência no ensino superior.

Conclusões:

O estágio de docência assistida representa uma ferramenta formativa de suma importância, singular e enriquecedora na construção das experiências profissionais e pessoais na formação de professores (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1