Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diagnósticos de Enfermagem a partir de narrativas de pessoas vivendo com HIV/AIDS em Guiné-Bissau / Nursing diagnosis from narratives of people living with hiv/aids in Guinea-Bissau / Diagnósticos de enfermería a partir de los relatos de personas que viven con el vih/sida en Guinea-Bissau

Sanca, Amiry Monteiro; Graeff, Murilo dos Santos; Cordova, Fernanda Peixoto; Riquinho, Deise Lisboa; Almeida, Miriam de Abreu.
REME rev. min. enferm ; 27: 1524, jan.-2023. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1519037

Objetivo:

identificar e analisar os diagnósticos de Enfermagem mais frequentes de pessoas vivendo com HIV/aids em atendimento ambulatorial em Guiné-Bissau por meio de suas narrativas.

Método:

trata-se de uma análise secundária dos dados de um estudo com abordagem qualitativa, cujos participantes foram 16 pessoas vivendo com HIV/aids. Para identificar os diagnósticos de Enfermagem, foi utilizado o Processo Diagnóstico, que é um processo intelectual complexo na aplicação do Pensamento Crítico.

Resultados:

havia 16 participantes, sendo 12 do sexo feminino, e a mediana de idade foi de 33,5 anos. A partir das narrativas dos participantes, foram identificados 26 diferentes diagnósticos de Enfermagem, dos quais 10 tiveram frequência igual ou superior a 10%. Os 10 diagnósticos mais frequentemente identificados pertencem aos seguintes domínios autopercepção; enfrentamento/tolerância ao estresse; promoção da saúde; conforto; percepção/cognição; e papéis e relacionamentos. Embora os diagnósticos identificados com significado mais positivo tenham aparecido em 50% dos participantes (disposição para o autoconceito melhorado e disposição para cuidado da saúde melhorado), as narrativas também indicaram que o processo de viver com HIV/aids tem sido bastante desafiador para o guineenses participantes no estudo, com presença de diagnóstico de risco de dignidade humana comprometida (50% dos participantes) e resiliência prejudicada (43,7% dos participantes).

Conclusões:

os diagnósticos de Enfermagem mais frequentes das pessoas vivendo com HIV/aids participantes deste estudo foram disposição para autoconceito melhorado; risco de dignidade humana comprometida; e disposição para cuidado da saúde melhorado. Implicações para a prática de Enfermagem na assistência de Enfermagem, é fundamental a implementação integral do Processo de Enfermagem, pois, dessa forma, a prestação de cuidados não ocorre apenas na esfera biológica, mas também na promoção de cuidados que atendam às necessidades dos pacientes, visando mais dignidade, cidadania e qualidade de vida.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2