Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fitoterápicos da relação nacional de medicamentos essenciais no Brasil / Fitomedicina en la Lista Nacional de Medicamentos Escenciales de Brasil / Phytomedicines in the National List of Essential Medicines of Brazil

Lara de Andrade, Suzana Aparecida; da Silva Tristão, Marinalva Inácio; Dallarmi Miguel, Marilis; Gaspari Dias, Josiane de Fátima; Carneiro Gomes, Eliane; Moura Burci, Ligia; da Silva Paula, Cristiane.
Rev. cuba. plantas med ; 22(1)ene.-mar. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, CUMED | ID: biblio-901509

Introdução:

com um número cada vez maior de estudos científicos e com os avanços na legislação brasileira e mundial, a fitoterapia se concretiza como uma opção de terapia complementar a medicina tradicional. A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no Sistema Único de Saúde (SUS), publicada em 2014, traz em seu elenco 12 fitoterápicos, os quais, por falta de informações claras e científicas, ainda não são conhecidos e prescritos pelos profissionais de saúde.

Objetivo:

realizar uma revisão sobre os medicamentos fitoterápicos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais com suas indicações e apresentações, com embasamento técnico-científico, criando assim um material de fácil entendimento para os profissionais da saúde.

Métodos:

trata-se de uma revisão de teor descritivo e natureza qualitativa sobre fitoterapia no SUS utilizando-se o site do Ministério da Saúde e artigos disponíveis nas bases eletrônicas Scielo, Lilacs e Medline.

Resultados:

verificou-se que existem inúmeros artigos científicos relacionado à temática e principalmente informações sobre as indicações dos fitoterápicos presentes na RENAME.

Conclusão:

e necessário que os profissionais da área saúde conheçam as indicações, a eficácia clínica e a segurança dos fitoterápicos da RENAME. No entanto, há muito por se fazer no que ser refere aos recursos humanos envolvidos na prescrição de fitoterápicos(AU)
Biblioteca responsável: CU1.1