Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Arranjos familiares e implicações à saúde na visão dos profissionais do Programa Saúde da Família / Family Health Program professionals' view on family structures and health implications

Gabardo, Roseclér Machado; Junges, José Roque; Selli, Lucilda.
Rev. saúde pública ; 43(1): 91-97, fev. 2009.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: cid-60347

OBJETIVO:

Descrever a percepção dos profissionais de equipes do Programa Saúde da Família sobre as configurações familiares e a compreensão de família saudável.

MÉTODOS:

Pesquisa de abordagem qualitativa, empregando técnica de grupo focal com profissionais do Programa Saúde da Família do município de Campo Bom, RS, no período de junho a agosto de 2005. A amostra foi composta por 12 profissionais médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem e agentes comunitárias de saúde. Os temas investigados no roteiro foram significado da família, do papel da família; tipo de família mais comumente atendida pelos profissionais; significado de família saudável; quais famílias oferecem maiores dificuldades para a atenção. O instrumental metodológico utilizado foi a análise de conteúdo.

RESULTADOS:

Observaram-se duas categorias principais arranjos familiares, em que se constatou grande diversidade de arranjos; e família saudável em que o predomínio dos relatos está de acordo com uma visão multifacetada de compreensão de saúde, abrangendo aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais. Os profissionais identificam e respeitam os diferentes arranjos familiares, e adaptam o tratamento ao modelo de família que se apresenta.

CONCLUSÕES:

Os achados mostram que os profissionais apresentam disposição para lidar com os múltiplos arranjos familiares presentes no seu cotidiano.(AU)
Biblioteca responsável: BR67.1
Localização: BR67.1