Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estudo experimental das alterações vasculares da medula espinhal induzidas por traumatismo mecânico e compressão do canal vertebral / Vascular changes induced in the spinal cord by mechanical traumatism and permanent compression of the medullary canal in rats

Souza, Albert Schiaveto de; Nascimento, Luciana Neves do; Silva, Célia Aparecida da; Defino, Helton Luiz Aparecido; Del Bel, Elaine Aparecida.
Rev. bras. ortop ; 41(6): 221-226, jun. 2006. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-434667

Objetivo:

Analisar as alterações vasculares na medula espinhal que ocorrem após a contusão direta e estreitamento de 35 e 50 por cento do canal vertebral.

Método:

Foram utilizados ratos Wistar machos, subdivididos nos seguintes grupos laminectomia (T9- T10, grupo controle), contusão por queda de peso (10g de peso, 15cm de altura) e estreitamento do canal vertebral de 35 e 50 por cento (hastes de policarbonato; espessura de 0,78mm, 35 por cento; 1,11mm, 50 por cento). Os animais foram sacrificados 6, 24, 48 horas e 7, 35 dias, após os procedimentos cirúrgicos. A vascularização da medula espinhal foi avaliada qualitativamente por meio da perfusão do animal com solução nanquim/ gelatina, seguida de diafanização do tecido. A avaliação quantitativa foi realizada por meio da quantificação da intensidade de luz transmitida (intensidade de cinza, Scion Image Processing and Analysis Program), através do segmento da medula espinhal.

Resultados:

Foi observada alteração no padrão vascular com redução da vascularização da medula espinhal nos grupos queda de peso e estreitamento do canal vertebral. A avaliação quantitativa mostrou redução significativa (MANOVA, p < 0,05) nos grupos da queda de peso e estreitamento de 35 por cento do canal, quando comparados com o grupo laminectomia. A redução observada no grupo estreitamento de 50 por cento foi mais pronunciada que nos demais grupos (MANOVA, p< 0,05). No entanto, as alterações observadas foram constantes nos diferentes períodos, em todos os grupos estudados.

Conclusão:

A lesão por queda de peso ou estreitamento do canal vertebral provocou redução da vascularização da medula espinhal, com padrão constante ao longo do período pós-lesão analisado (entre 2h e 35 dias pós-lesão). A redução na vascularização observada foi proporcional à intensidade da lesão
Biblioteca responsável: BR26.1