Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Complicações pós-operatórias em pacientes submetidos à abdominoplastia isolada e combinada à outras cirurgias do abdome / Postoperative complications in patients submitted to isolated abdominoplasty alone or associated to other abdominal surgeries

Porchat, Carlos Alberto; Santos, Elizabeth Gomes dos; Bravo Neto, Guilherme Pinto.
Rev. Col. Bras. Cir ; 31(6): 368-372, nov.-dez. 2004. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-451143

OBJETIVO:

A realização de abdominoplastias associadas a outras cirurgias da parede ou da cavidade abdominal, embora atrativa, é motivo de controvérsias. O objetivo deste trabalho é avaliar o grau de morbidade e mortalidade destas associações.

MÉTODO:

Foram estudados retrospectivamente 75 pacientes com indicação de abdominoplastia dos quais 39 submeteram-se a abdominoplastia isoladamente (grupo 1) e 36 à associação de abdominoplastia a outras cirurgias do abdome (grupo 2), como correção de hérnias, histerectomias e colecistectomias. Foram analisados os diversos fatores capazes de interferir na evolução do paciente, como doenças pré-existentes, assim como as complicações pós-operatórias.

RESULTADOS:

As complicações observadas foram seroma (grupo 1 2.6 por cento , grupo 2 25 por cento,), epidermólise (grupo 1 12.82 por cento , grupo 2 5.55 por cento), deiscência de sutura (grupo 1 5.12 por cento , grupo 2 5.55 por cento), infecção da ferida operatória (grupo 1 0 por cento, grupo 2 8.33 por cento) e hematoma (grupo 1 0 por cento, grupo 2 5.55 por cento). Não houve diferença estatisticamente significante entre os dois grupos no que se refere a complicações pós-operatórias, exceto quanto ao seroma (p=0,009).

CONCLUSÕES:

Concluímos que não houve aumento significativo da morbidade e da mortalidade dos pacientes submetidos a cirurgias combinadas quando comparados aos pacientes submetidos à abdominoplastia isoladamente.
Biblioteca responsável: BR1.1