Genotipagem de isolados de Toxoplasma gondii em pacientes com Aids e toxoplasmose cerebral / Genotyping of Toxoplasma gondii isolates form patients with Aids and cerebral toxoplasmosis
São Paulo; s.n; 2008. 94 p. ilus, tab, graf.
Thesis
em Pt
| LILACS, SES-SP, SESSP-CTDPROD, SES-SP, SESSP-TESESESSP, SES-SP
| ID: lil-488424
Biblioteca responsável:
BR91.2
Localização: BR91.2; W4, F383g, 2008
RESUMO
Este estudo investigou as características genotípicas de isolados de 87 pacientes com toxoplasmose cerebral e AIDS tratados no Instituto de Infectologia Emílio Ribas -São Paulo. O diagnóstico laboratorial da toxoplasmose cerebral foi baseado na sorologia e PCR positivas realizadas em amostras de sangue e/ou líquido cefalorraquidiano. As genotipagens foram realizadas utilizando-se quatro marcadores (5- SAG2, 3- SAG2,SAG3 e GRA6). Cada um dos marcadores distingue as três linhagens clonais de Toxoplasma gondii designadas como tipos I, II e III, tratando-se os produtos de PCR amplificados com enzimas de restrição (PCR-RFLP). Foram obtidos os seguintes resultados:
40 pacientes (46%) foram infectados com cepas do tipo I; 4 (4%) com as do tipo III; 13 (15%), com cepas polimórficas (genótipos incomuns); 6 pacientes com cepas do tipo I ou II; e 15 (17%) dos pacientes foram infectados com cepas incapazes de serem genotipadas pelos marcadores utilizados. A PCR-RFLP também identificou 9 (11%) isolados clínicos como sendo do tipo II, genótipo ainda não descrito na América do Sul. Contudo, o sequênciamento dos produtos gerados na nested-PCR de uma amostra classificada como tipo II (marcador SAG3) e de isolados polimórficos (marcadores 5-SAG2, SAG3 e GRA6) mostrou diferenças nucleotídicas quando comparadas com as cepas clonais dos tipos I, II e III. Estes dados confirmam estudos prévios realizados na América do Sul demonstrando que cepas de T.gondii prevalentes no Brasil são altamente polimórficas.
Buscar no Google
Base de dados:
LILACS
/
SES-SP
/
SESSP-CTDPROD
/
SESSP-TESESESSP
Assunto principal:
Toxoplasma
/
Polimorfismo de Fragmento de Restrição
/
Reação em Cadeia da Polimerase
/
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
/
Toxoplasmose Cerebral
/
Genótipo
Tipo de estudo:
Prognostic_studies
Idioma:
Pt
Ano de publicação:
2008
Tipo de documento:
Thesis