Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Beneficiários do trabalho voluntário: uma leitura a partir da bioética / Beneficiarios del trabajo voluntario: una lectura a partir de la bioética / Beneficiaries of volunteering: a bioethical perspective

Selli, Lucilda; Garrafa, Volnei; Junges, José Roque.
Rev. saúde pública ; 42(6): 1085-1089, dez. 2008.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: lil-496670

OBJETIVO:

Descrever a percepção dos voluntários sobre os beneficiários do trabalho voluntário no setor de saúde hospitalar e a influência que o tema dos benefícios exerce sobre as motivações.

MÉTODOS:

Estudo exploratório com abordagem qualitativa. Participaram 110 voluntários em serviços de saúde referências no tratamento de câncer no Rio de Janeiro (RJ), com coleta de dados de outubro a dezembro de 2001. Os dados foram obtidos por dois instrumentos um questionário com perfil socioeconômico e sobre motivações para atividade voluntária; e entrevista semi-estruturada para obtenção de dados complementares.

RESULTADOS:

A visão dos voluntários sobre os beneficiários da atividade voluntária esteve centrada mais freqüentemente no paciente (50,5 por cento), no voluntário (41,9 por cento) e na instituição e sociedade (7,6 por cento). Paciente e voluntário foram considerados simultaneamente beneficiários, sendo o voluntário o que mais recebe benefícios. Foi relatada também uma compreensão do benefício social dessa atividade.

CONCLUSÕES:

Constatou-se que existe, entre os voluntários, uma noção da importância social do seu trabalho voluntário, faltando uma articulação maior entre motivações individuais e trabalho voluntário como espaço de enfrentamento de problemas sociais.
Biblioteca responsável: BR1.1