Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Curva de aprendizado e lesões iatrogênicas em colecistectomias videolaparoscópicas / Learning curve and iatrogenic injuries in laparoscopic cholecystectomies

Santos, Elizabeth Gomes; Bravo Neto, Guilherme Pinto.
Rev. Col. Bras. Cir ; 37(3): 184-189, maio-jun. 2010. graf, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-554591

OBJETIVO:

Analisar a proficiência do cirurgião em colecistectomias videolaparoscópicas, de acordo com sua curva de aprendizado, como fator de risco para as lesões iatrogênicas da via biliar principal.

MÉTODOS:

Estudo retrospectivo de 2285 pacientes submetidos à colecistectomias videolaparoscópicas no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro no período de janeiro de 1992 a dezembro de 2007. As características dos cirurgiões foram avaliadas através questionário no qual se procurou identificar idade, experiência profissional em cirurgia convencional e laparoscópica e métodos de aprendizado em videocirurgia.

RESULTADOS:

O número de lesões da via biliar principal neste estudo foi de seis (0,26 por cento), semelhante ao encontrado na literatura mundial. Todas ocorreram na segunda fase da curva de aprendizado, quando os cirurgiões já haviam realizado mais de 50 colecistectomias videolaparoscópicas.

CONCLUSÃO:

Certificado de habilitação, treinamento prévio e idade dos cirurgiões se relacionaram com as lesões da via biliar principal nesta série. Houve significância estatística na diferença entre as médias dos tempos de experiência dos cirurgiões e sua relação com as lesões.
Biblioteca responsável: BR1.1