Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da preceptoria na residência médica em cirurgia geral, no centro cirúrgico, comparação entre um hospital universitário e um hospital não universitário / Assessment of preceptorship in general surgery residency in the operating room, comparison between a teaching hospital and a non teaching hospital

Santos, Elizabeth Gomes; Ferreira, Rafael Rodriguez; Mannarino, Vera Lúcia; Leher, Elizabeth Menezes Teixeira; Goldwasser, Rosane S.; Bravo Neto, Guilherme Pinto.
Rev. Col. Bras. Cir ; 39(6): 547-552, nov.-dez. 2012. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-662786

OBJETIVO:

Avaliar e comparar a preceptoria no programa de residência médica em Cirurgia Geral, no centro cirúrgico, em um hospital universitário e em um hospital não universitário, a partir da ótica dos residentes que ingressaram em 2010 e 2011.

MÉTODOS:

Questionário aplicado aos residentes, modificado de Sarker SK, Vincent C, e Darzi AW e usando-se a escala de Likert para qualificar o ítem pesquisado sobre as atitudes dos preceptores. A comparação da distribuição das respostas entre os dois hospitais foi analisada pelo teste de c² para tendências.

RESULTADOS:

No hospital universitário foram avaliados 12 preceptores por sete residentes. No hospital não universitário foram 11 preceptores avaliados por 13 residentes. O hospital não universitário apresentou a tendência de resposta discordante e indiferente (DC, D e I) maior que o hospital universitário. Só o resultado de uma pergunta apresentou significância estatística. Não houve diferença significativa na comparação das respostas nas demais perguntas entre os dois hospitais.

CONCLUSÃO:

Os hospitais apresentaram preceptoria semelhante.
Biblioteca responsável: BR1.1