Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Lymph node metastasis in early gastric cancer / Metástase linfonodal em câncer gástrico precoce

Bravo Neto, Guilherme Pinto; Santos, Elizabeth Gomes Dos; Victer, Felipe Carvalho; Carvalho, Carlos Eduardo De Souza.
Rev. Col. Bras. Cir ; 41(1): 11-17, Jan-Feb/2014. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-707262

OBJETIVO:

avaliar a incidência de metástases linfonodais no câncer gástrico precoce identificaando fatores de risco para o surgimento destas metástases.

MÉTODOS:

estudo prospectivo de pacientes portadores de câncer gástrico, internados na Seção de Cirurgia Esôfago-Gástrica do Serviço de Cirurgia Geral do HUCFF-UFRJ, no período de janeiro de 2006 a maio de 2012.

RESULTADOS:

a frequência de câncer gástrico precoce foi 16,3%. A incidência de metástases ganglionares foi 30,8% e ocorreu com maior frequência nos pacientes portadores de tumores com comprometimento da submucosa (42,9%), naqueles pouco diferenciados (36,4%), nos tumores maiores que 2cm (33,3%) e nas lesões ulceradas do tipo III (43,8%).

CONCLUSÃO:

a incidência de metástases linfonodais entre os pacientes foi muito alta e sugere que se deva manter, no câncer gástrico precoce, a radicalidade das ressecções, particularmente no que se refere à linfadenectomia D2, preconizada para o câncer gástrico avançado. Ressecções conservadoras, com linfadenectomias menores que D2 devem ser realizadas apenas em casos selecionados, bem estudados quanto aos fatores de risco de metástases linfonodais. Apesar do pequeno número de casos não ter permitido relacionar o índice de metástases linfonodais aos fatores de risco estudados, pôde-se verificar uma forte tendência à ocorrência destas metástases em tumores do tipo III, maiores que 2cm, pouco diferenciados e do tipo difuso de Lauren. .
Biblioteca responsável: BR1.1