Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vigilância epidemiológica da doença de Chagas no estado de São Paulo no período de 2010 a 2012 / Epidemiological Surveillance of Chagas disease in the State of São Paulo, Brazil, 2010-2012

Silva, Rubens Antonio da; Barbosa, Gerson Laurindo; Rodrigues, Vera Lúcia Cortiço Correa.
Epidemiol. serv. saúde ; 23(2): 259-267, jun. 2014. tab, mapas
Artigo em Português | LILACS, SES-SP | ID: lil-716867

Objetivo:

descrever os indicadores da vigilância epidemiológica da doença de Chagas no estado de São Paulo, Brasil.

Métodos:

foi realizado estudo descritivo dos indicadores entomológicos e epidemiológicos obtidos a partir das atividades desenvolvidas pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) no período de 2010 a 2012.

Resultados:

foram realizadas 3.867 notificações de insetos, dos quais 72,0 por cento eram triatomíneos; das 2.785 notificações de triatomíneos recebidas, as pesquisas realizadas nos atendimentos resultaram no encontro do vetor em 746 domicílios; onde foram coletados 15.634 exemplares de triatomíneos, 3,4 por cento deles positivos para Trypanosoma cruzi; a espécie mais coletada foi a Triatoma sordida, predominantemente no peridomicílio; não foi constatada reação positiva para T. cruzi em qualquer das amostras de morador examinadas.

Conclusão:

apesar do elevado número de notificações de triatomíneos e da constatação de positividade para T. cruzi nesses vetores, não foram encontradas evidências de transmissão da doença de Chagas.
Biblioteca responsável: BR275.1