Your browser doesn't support javascript.
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Saúde bucal na infância: o conhecimento de estudantes de enfermagem e de medicina de uma Universidade do sul do Brasil / Oral health in childhood: the knowledge of students of nursing and medicine at a university of the south of Brazil

Gislon, Luciane Campos; Maestri, Bárbara Hoffmann; Pereira, Eduardo Teuber; Bottan, Elisabete Rabaldo.
Rev. bras. ciênc. saúde ; 23(3): 375-382, 2019. ilus., tab.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1046669

Objetivo:

Analisar o conhecimento de acadêmicos de Enfer-magem e de Medicina de uma universidade da Região Sul do Brasil, em relação ao tema saúde bucal na infância.

Materiais e Métodos:

Estudo do tipo exploratório, mediante coleta de dados primários. Participaram da pesquisa 129 acadêmicos sendo 55 de Enfermagem e 74 de Medicina. O instrumento de coleta foi um questionário anônimo e autoaplicável. Os dados foram organizados mediante procedimentos da estatística descritiva. O nível de conhecimento foi classificado em bom, intermediário e insuficiente.

Resultados:

Um total de 60,5% dos acadêmicos informou não ter recebido informações sobre saúde bucal, ao longo da matriz curricular. Acadêmicos de enfermagem foram os que mais receberam estas informações, tendo sido identificada uma diferença altamente significativa entre os cursos (‚0,001). A frequência do bom nível de conhecimento foi a mais alta nos dois cursos (47,3% para Enfermagem; 48,3% para Medicina). Não houve diferença significativa no nível de conhecimento em função do curso (p=0,862). Os tópicos em que houve melhor desempenho foram função do flúor (Enfermagem), importância da dentição decídua (Enfermagem e Medicina) e uso de chupeta e desenvolvimento orofacial (Medicina). O pior desempenho foi em relação a conceito de cárie (Enfermagem), procedimentos básicos em casos de avulsão dentária (Enfermagem e Medici-na), amamentação e saúde bucal (Enfermagem e Medicina).

Conclusão:

Os conhecimentos sobre saúde bucal na infância dos estudantes de Enfermagem e de Medicina participantes da pesquisa em alguns aspectos apresentam-se satisfatórios. No entanto, é fundamental que se dê especial atenção às lacunas identificadas. (AU)
Biblioteca responsable: BR8.1
Ubicación: BR8.1; v. 23 n.3