Your browser doesn't support javascript.
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Os sentidos de ser enfermeiro estomaterapeuta: complexidades que envolvem a especialidade / The senses of being an enterostomal therapist nurse: complexities involved in the specialty

Costa, Carolina Cabral Pereira da; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Peres, Ellen Marcia; Vieira, Manoel Luis Cardoso; Santos, Jakeline Costa dos; Cardoso, Rafael Seabra Polidoro.
Estima (Online) ; 18(1): e0620, jan.-dez. 2020.
Artículo en Portugués | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1099472

Objetivo:

descrever os sentidos de ser estomaterapeuta considerando a complexidade do processo de cuidar de pessoas com feridas, estomias e incontinências.

Método:

Estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo-exploratório, realizado por meio de entrevista semiestruturada, entre os meses de janeiro a abril de 2018, com 22 egressos de um curso de Especialização em Enfermagem em Estomaterapia de uma universidade pública da região Sudeste, seguindo a técnica de snowball. Realizou-se, ainda, a pesquisa documental, a fim de complementar a análise dos dados.

Resultados:

Os egressos entrevistados relataram que ser estomaterapeuta é cuidar das pessoas que apresentam alguma ferida, estomia e/ou incontinência, ou seja, reconheceram a essência da especialidade. Destacaram que ser estomaterapeuta é cuidar de pessoas que podem ser marginalizadas/estigmatizadas pela sociedade, é trabalhar com foco na reabilitação do paciente, buscando sua reintegração social e independência e é saber ser empreendedor.

Conclusão:

O sentido de ser estomaterapeuta envolve inserir-se em uma especialidade que confere flexibilidade de atuação no mercado de trabalho e caráter empreendedor, o qual confere reconhecimento profissional e até satisfação financeira. Sugere-se, assim, que novos estudos sejam realizados nessa área, contribuindo para os campos da assistência, ensino, pesquisa e extensão
Biblioteca responsable: BR1980