Your browser doesn't support javascript.
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Residência em Medicina de Família e Comunidade para a formação de recursos humanos: o que pensam gestores municipais? / Family and Community Medicine Residency Programs for training the health workforce: what do municipal health managers think?

Leite, Ana Paula Tussi; Correia, Isabel Brandão; Chueiri, Patrícia Sampaio; Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaSarti, Thiago Dias; Programa de Pós-Graduação em Saúde PúblicaJantsch, Adelson Guaraci; Waquil, Alice Paul; Mai, Scheila; Rosa, Vitória Silva da; Cordero, Elvira Alicia Aparicio; Augusto, Daniel Knupp; Lopes, André Ferreira; Pinto, Maria Eugênia Bresolin.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 26(6): 2119-2130, jun. 2021. tab
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: biblio-1278710
Resumo Treinamento especializado, provimento e fixação de profissionais na Atenção Primária à Saúde são desafios prementes no Brasil. A recente expansão dos Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade coexiste com lacunas na literatura sobre o efeito deste processo. O objetivo do trabalho é explorar a perspectiva do gestor municipal de saúde acerca das estratégias para o fortalecimento das residências e do papel destas na formação profissional e na qualificação da atenção. Trata-se de um estudo de análise quantitativa e qualitativa, com aplicação de questionário a gestores de municípios cenários destes programas. As respostas de 48 sujeitos foram submetidas a estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados revelam um esforço em incorporar o Médico de Família e Comunidade na rede de atenção à saúde, uma percepção do potencial das residências no incremento da qualidade da atenção e da formação profissional e fragilidades nas ações para melhoria da estrutura e organização dos serviços com residentes. Vislumbra-se assim o potencial das residências para a superação de problemas históricos da Atenção Primária à Saúde brasileira, se atrelada a ações de fortalecimento do serviço, dos recursos humanos e do próprio programa.
Biblioteca responsable: BR1.1