Your browser doesn't support javascript.
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Prevalência de ansiedade e depressão em trabalhadores da Atenção Primária à Saúde / Prevalence of anxiety and depression in Brazilian Primary Health Care workers

Julio, Rayara de Souza; Lourenção, Luciano Garcia; Oliveira, Stella Minasi de; Farias, Dóris Helena Ribeiro; Gazetta, Cláudia Eli.
Cad. Bras. Ter. Ocup ; 30: e2997, 2022. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: biblio-1360273
Resumo Introdução A atualização da Política Nacional de Atenção Básica em Saúde, em 2017, trouxe importantes retrocessos para o sistema de saúde brasileiro, dificultando a atuação profissional e favorecendo o adoecimento psíquico dos trabalhadores. Objetivo Avaliar a prevalência de ansiedade e depressão em trabalhadores da atenção primária à saúde. Método Estudo transversal, realizado em 2017, em um município de grande porte do interior paulista. Foram avaliados 173 profissionais das equipes da Atenção Primária à Saúde, utilizando um questionário com variáveis sociodemográficas e profissionais; o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI); e o Inventário de Depressão de Beck (BDI-II). Resultados A ansiedade esteve presente em 45,3% dos profissionais, sendo 25,0% com ansiedade leve, 9,9% com ansiedade moderada e 10,5% com ansiedade grave. A depressão esteve presente 41,0% dos profissionais, sendo 28,9% com depressão leve e 12,1% com depressão moderada. Houve maior prevalência de ansiedade (17,3%) e de depressão (28,3%) entre Agentes Comunitários de Saúde e menor prevalência de ansiedade (1,2%) e de depressão (0,6%) entre médicos. Conclusão Há uma prevalência elevada de ansiedade e depressão em profissionais da Atenção Primária em Saúde, especialmente em agentes comunitários de saúde. Os gestores municipais devem implementar medidas de atenção à saúde dos trabalhadores, bem como garantir condições de trabalho favoráveis, para evitar o adoecimento dos profissionais.
Biblioteca responsable: BR1.1