Your browser doesn't support javascript.
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Mulheres Médicas: Burnout durante a Pandemia de COVID-19 no Brasil / Women Physicians: Burnout during the COVID-19 Pandemic in Brazil

Oliveira, Gláucia Maria Moraes de; Lemke, Viviana Guzzo; Paiva, Maria Sanali Moura de Oliveira; Mariano, Giordana Zeferino; Silva, Elizabeth Regina Giunco Alexandre; Silva, Sheyla Cristina Tonheiro Ferro da; Santos, Magaly Arrais dos; Barbosa, Imara Correia de Queiroz; Lantieri, Carla Janice Baister; Duarte, Elizabeth da Rosa; Izar, Maria Cristina Oliveira; Anzolch, Karin Jaeger; Gerez, Milena Alonso Egea; Ramos, Mayara Viana de Oliveira; Lopes, Maria Antonieta Albanez Albuquerque de Medeiro; Nascimento, Emilia Matos do; Wenger, Nanette Kass.
Arq. bras. cardiol ; 119(2): 307-316, ago. 2022. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: biblio-1383744
Resumo Fundamento A COVID-19 adicionou um fardo enorme sobre os médicos ao redor do mundo, especialmente as mulheres médicas, que são afetadas pelo aumento da carga de trabalho e pela perda da qualidade de vida. Objetivo Avaliar os efeitos da pandemia de COVID-19 na qualidade de vida, burnout e espiritualidade de médicas brasileiras que atendem pacientes com COVID-19 direta ou indiretamente. Método Estudo prospectivo, observacional realizado de 28 de julho a 27 de setembro de 2020, no Brasil, com mulheres médicas de 47 especialidades, a mais frequente sendo a cardiologia (22,8%), sem restrição de idade. Elas responderam voluntariamente um questionário online com questões sobre características demográficas e socioeconômicas, qualidade de vida (WHOQOL-brief) e espiritualidade (WHOQOL-SRPB) e enunciados do Oldenburg Burnout Inventory. A análise estatística utilizou o software R, regressão beta, árvores de classificação e matriz de correlação policórica, com nível de significância de 5%. Resultados Das 769 respondentes, 61,6% relataram sinais de burnout. Cerca de 64% relataram perda salarial de até 50% durante a pandemia. Algumas relataram falta de energia para as tarefas diárias, sentimentos negativos frequentes, insatisfação com a capacidade para o trabalho, e que cuidar de outras pessoas não agregava sentido às suas vidas. Os sentimentos negativos correlacionaram-se negativamente com a satisfação com a vida sexual, a satisfação com as relações pessoais e a energia para as tarefas diárias. A incapacidade de permanecer otimista em tempos de incerteza correlacionou-se positivamente com a sensação de insegurança no dia a dia e com o não reconhecimento de que cuidar de outras pessoas trouxesse sentido à vida. Conclusão O presente estudo mostrou uma alta frequência de burnout entre as médicas brasileiras que responderam ao questionário durante a pandemia de COVID-19. Apesar disso, apresentavam uma qualidade de vida relativamente boa e acreditavam que a espiritualidade trazia-lhes conforto e segurança nos momentos difíceis.
Biblioteca responsable: BR1.1