Your browser doesn't support javascript.
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Estratégias defensivas de trabalhadoras de enfermagem em pronto-socorro pediátrico / Defensive strategies of nursing workers in the pediatric emergency room

Lamb, Fabricio Alberto; Beck, Carmem Lúcia Colomé; Coelho, Alexa Pupiara Flores; Bublitz, Susan; Aozane, Fabiele; Freitas, Paula Hübner.
Rev Rene (Online) ; 18(4): 453-460, jul - ago 2017.
Artículo en Inglés | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-859137
Objetivo: compreender as estratégias defensivas de trabalhadoras de enfermagem em pronto-socorro pediátrico. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada com nove trabalhadoras de enfermagem de um prontosocorro pediátrico de um hospital universitário público federal. Os dados foram produzidos por meio do grupofocal e submetidos à análise temática de conteúdo. Resultados: as trabalhadoras de enfermagem referiram a necessidade de afastamento emocional e afetivo em relação ao trabalho, às crianças e às famílias, bem como o apoio na sensação de "dever cumprido" para evitar o sofrimento. Recorriam, ainda, à família, lazer, espiritualidade/religiosidade, psicoterapia e apoio da equipe de trabalho para a manutenção do bem-estar e da saúde psíquica dentro e fora do ambiente laboral. Conclusão: o distanciamento, a racionalização e a busca por espaços de refúgio despontam como estratégias defensivas individuais, ao passo que a colaboração e a coesão do coletivo de trabalho representam estratégias coletivas de defesa. (AU)
Biblioteca responsable: BR6.1