Your browser doesn't support javascript.
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Haydée Guanais Dourado: carisma e personalidade a serviço de um ideal / Haydée Guanais Dourado: charisma and personality towards an ideal

Barreira, Ieda de Alencar; Baptista, Suely de Souza.
Rev. bras. enferm ; 55(3): 275-292, maio-jun. 2002. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-329059
Este estudo histórico-social trata da atuação de Haydée Guanais Dourado (HGD) no cenário da enfermagem brasileira desde meados do século 20.

Objetivos:

descrever seu perfil como pessoa e como profissional; analisar sua participação na Associação Brasileira de Enfermagem; discutir a relação entre seus atributos e sua contribuição ao desenvolvimento da enfermagem. As fontes utilizadas foram a Revista Brasileira de Enfermagem, bem como documentos escritos e depoimentos orais, pertencentes ao Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A análise e a interpretação dos dados foi feita mediante a triangulação das fontes primárias e secundárias e a contextualização histórica. O estudo evidenciou a singularidade da figura de HGD e o significado de sua contribuição para a institucionalização da enfermagem na sociedade brasileira, mormente no que se refere às bases legais do exercício profissional.
Biblioteca responsable: BR905.1