Your browser doesn't support javascript.
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Enfermería operativa: una nueva perspectiva para el cuidado en situaciones de "crash" / Operative nursing: a new perspective for care in \"crash\" situations

Alcantara, Leila Milman; Leite, Joséte Luzia; Erdman, Alacoque Lorenzine; Trevizan, Maria Auxiliadora; Dantas, Claudia de Carvalho.
Rev. latinoam. enferm ; 13(3): 322-331, maio-jun. 2005.
Artículo en Español | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-405439
A Enfermagem Operativa (EO) possibilita uma nova perspectiva no ensino de enfermagem em nível militar. Este estudo objetiva descrever o processo de construção da EO na Escola de Saúde (ES) de um Hospital da Marinha do Brasil (MB) e caracterizar a atuação do "enfermeiro militar" nos cuidados em situações de "crash". Trata-se de estudo de caso com abordagem qualitativa. A coleta de dados teve início em 2002 com a revisão de literatura, concatenada a reuniões entre militares para discussão dos preceitos e bases desta modalidade. Esta aponta para a reestruturação curricular, de infra-estrutura e de instrumentos normativos e a revisão dos aspectos ético-legais. Este estudo evidencia um senso valorativo da vida humana e permite a busca da legitimação das atividades dessa enfermagem diferenciada junto aos órgãos competentes.
Biblioteca responsable: BR1.1