Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais de trabalhadores da atenção básica acerca do teste rápido / Social representations of basic care workers about the rapid test / Representaciones sociales de trabajadores de atención básica sobre la prueba rápida

Suto, Cleuma Sueli Santos; Porcino, Carle Alberto; Almeida Junior, José Andrade; Silva, Dejeane de Oliveira; Oliveira, Daiane Santos; Teles, Maria Virgínia Almeida de Oliveira.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1173, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1005450

Objetivo:

apreender o conteúdo e a estrutura das representações sociais de profissionais de saúde sobre o teste rápido para detecção de infecções sexualmente transmissíveis em um município baiano.

Método:

pesquisa qualitativa fundamentada na teoria das representações sociais, em sua abordagem estrutural, realizado em 12 unidades básicas de saúde. Participaram 37 trabalhadores de saúde de nível superior. A coleta de dados foi realizada por meio de um roteiro que comportou questões relacionadas à caracterização profissional, acrescido da expressão indutora teste rápido. O corpus foi organizado e processado com auxílio do software Ensemble de programm espermettant lanalyse des evocations.

Resultados:

os possíveis elementos constituintes do núcleo central da representação desses trabalhadores, em ordem direta, foram representados pelo termo HIV e, em substituição, por medo, HIV, doenças e agilidade. Os sentidos atribuídos ao teste rápido, revelados no núcleo central, mostram discrepância ­ considerando a ordem direta e a substituição ­ entre as representações e, em certa medida, as caracterizam como representações distintas.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2