Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estilos de aprendizaje: Un reto curricular para la educación en enfermería / Learning styles: a curricular challenge for nursing education / Estilos de aprendizagem: Um desafio curricular para a educação em enfermagem

Matagira Rondón, Giselly; Torres Panesso, Martha Cecilia; Berrio osorio, Natalia.
Rev. cienc. cuidad ; 16(2): 31-45, 2019.
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1015513

Objetivo:

Determinar os estilos de aprendizagem e fatores relacionados, nos alunos de uma esco-la de enfermagem de uma universidade particular de Medellin (Colômbia).

Materiais e métodos:

Estudo de tipo transversal de intenção analítica aplicado em 179 alunos da enfermagem. Os dados foram coletados aferindo variáveis sociais, demográficas e pessoais; também foi empregado o ques-tionário CHAEA de Honey-Alonso sobre os estilos de aprendizagem (Ativo, Reflexivo, Teórico e Pragmático). As variáveis qualitativas foram apresentadas com medidas de frequência e as variáveis quantitativas apresentaram-se com medidas de tendência central. Foi feita uma análise bivariada em-pregando o teste X2 de Pearson sem obter significância estatística (p>0,05).

Resultados:

O 85,4% da população estudada foi do sexo feminino de estado civil solteiro (89%). Nos recursos de ensino empregados, o 62,1% frequenta a biblioteca para pesquisar informação e o 65.9% usa portais de pesquisa acadêmica. O método de aprendizagem mais usado é a análise de casos, embora o que predomina são as aulas magistrais. O estilo de aprendizagem mais frequente foi o reflexivo (15%), seguido do teórico com um 14%.

Conclusões:

Os alunos da enfermagem usam os diferentes estilos de aprendizagem durante a sua formação. Embora exista uma tendência ao aprendizagem reflexivo e teórico, conhecer às tendências dos estilos de aprendizagem dos alunos pelos professores é um desafio, já que precisa de métodos de ensino deferentes dos habituais para assim desenvolver o pen-samento enfermeiro, acorde com as preferencias do aprendizagem.
Biblioteca responsável: CO648.1