Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Imaginological exams of the frontal sinus in human identification

Reis, Fernanda Nogueira; Souza, Andreia Cristina Breda de; Visconti, Maria Augusta.
Rev. Cient. CRO-RJ (Online) ; 4(1): 2-9, Jan.-Apr. 2019.
Artigo em Inglês | BBO - odontologia (Brasil), LILACS | ID: biblio-1024132

Introdução:

A identificação humana é o processo pelo qual se estabelece a identidade de um indivíduo por meio da comparação entre dados registrados em momentos diferentes. Tratando-se do crânio humano, as regiões mais utilizadas na individualização do mesmo são as áreas da sela túrcica, no osso esfenoide, as células mastoides e o seio frontal.

Objetivo:

O presente trabalho teve como objetivo, através de uma revista da literatura, identificar e descrever as principais técnicas desenvolvidas para a identificação humana, a partir de exames de imagens dos seios frontais, em virtude da contribuição em potencial da radiologia odontológica nesse contexto. Fonte de dados Para isso, foi realizada uma busca bibliográfica, no PUBMED, a partir do uso das seguintes terminologias frontal sinus, radiology e forensic . Foram incluídos os artigos publicados entre 2007 e 2017 e excluídos artigos de revisão de literatura, cartas e relatos de caso. Síntese dos dados Em um total de vinte e três artigos selecionados analisou-se a amostra quanto à nacionalidade, homogeneidade, sexo e faixa etária dos indivíduos, além dos tipos de exames de imagem que constituíram essa amostra, seja de origem radiográfica ou tomográfica, e suas diferentes projeções e modalidades. Além disso, classificou-se a literatura quanto às diferentes técnicas e parâmetros empregados para a identificação, sejam eles quantitativos ou morfológicos.

Conclusão:

Através desta busca, conclui-se que o perfil da pesquisa científica mundial, voltada para a identificação humana através de exames de imagem dos seios frontais, utiliza amostras homogêneas, de ambos os sexos e ampla faixa etária, empregando-se majoritariamente a Radiografia Extra-oral Póstero- Anterior e parâmetros qualitativos e quantitativos para a identificação.
Biblioteca responsável: BR1356.1