Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação acerca da implantação de projetos específicos para idosos: a atuação do Programa Saúde da Família / Evaluation on the implementation of projects specific for the elderly: the performance of the Family Health Program / Evaluación acerca de la implantación de proyectos específicos para ancianos: la actuación del Programa Salud de la Familia

Rezende, Adriana Arruda Barbosa; Aires, Giselle Pinheiro Lima; Reis, Thammy Rodrigues Araújo; Silva, Iris Lima; Roieski, Ivandra Mari; Beresford, Heron.
Rev. enferm. UFPE on line ; 4(1): 198-203, 20100300. tab, graf
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1032869

Objetivo:

avaliar a atuação do Programa de Saúde da Família em Gurupi-TO, no que diz respeito à implantação de projetos específicos para idosos.

Metodologia:

após aprovação dos procedimentos pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Castelo Branco (número de protocolo 0002/2009), foi realizada uma pesquisa descritiva desenvolvida no âmbito de uma avaliação de contexto, com aplicação de questionário aos responsáveis pelas ações, para captar a variedade de situações encontradas em 14 Programas de Saúde da Família em Gurupi-TO.

Resultados:

verificou-se um total de 3.452 idosos cadastrados no Programa de Saúde da Família, o que corresponde 59,64% de cobertura da população idosa. Porém 80% das unidades de saúde avaliadas, não possuem ações específicas para idosos, sendo identificado o grupo "Saber Viver" e o "Grupo do Idoso". Os profissionais mais atuantes nos programas direcionados aos idosos foram os médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. As principais dificuldades encontradas para implantação de ações foram orçamentárias, de infra-estrutura e de divulgação dos programas.

Conclusão:

verificou-se que os direitos desta população na prática ainda não são assegurados, o que evidencia a necessidade de sanar as dificuldades referidas na implantação dos programas. (AU)
Biblioteca responsável: BR9.1