Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise dos grupos de pesquisa do Brasil que abordam o cuidado humano / Analysis of research groups in Brazil approaching human care / Análisis de los grupos de investigación de Brasil que abordan el cuidado humano

Kalinowski, Luísa Canestraro; Przenyczka, Ramone Aparecida; Wolff, Lillian Daisy Gonçalves; Lacerda, Maria Ribeiro.
Rev. enferm. UFPE on line ; 5(8): 1911-1919, out. 2011. tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1033350

Objetivos:

identificar os grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq que abordam o cuidado humano, e descrever suas principais características.

Método:

pesquisa documental, descritiva, do tipo quantitativa, realizada por meio do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil e Currículo Lattes. Os dados foram coletados nos meses de outubro e novembro de 2010. Para isso, seguiram-se as etapas acesso ao site do CNPq, “Site de busca de informações do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil” e, em seguida, “Consulta Grupos de Pesquisa”. Para a análise, os dados foram agrupados em planilhas eletrônicas e, posteriormente, organizados em tabelas.

Resultados:

dos33 grupos de pesquisa selecionados 58% foram formados nos últimos sete anos; 42% possuem até 15 integrantes; 82% fazem parte da área de Ciências da Saúde; a subárea da Enfermagem é a predominante; 91% estão ligados a 22 Universidades, a maioria Federal; 43% fazem parte da região Sul; 15% dos líderes possuem Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq e 80%deles são da área da Enfermagem; 70% dos líderes publicaram até 16 artigos nos últimos cinco anos; das 79 linhas de pesquisa, 57% são sobre o cuidado humano e 43% são sobre outros temas.

Conclusão:

este estudo tornou visíveis os grupos de pesquisa que tratam do cuidado humano e salienta a possibilidade e importância da integração entre eles, a fim de fortalecer o desenvolvimento de pesquisas e discussões referentes ao cuidado humano e incrementar a produção do conhecimento nesta área.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1