Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Innovating home visiting to mothers and infants by community health workers: an action-oriented guide / Inovando visitas domiciliares a gestantes e crianças por agentes comunitários de saúde: um guia orientado por ações

Lima, Tereza Rebecca de Melo e; Maia, Paula Ferdinanda Conceição de Mascena Diniz; Valente, Emanuelle Pessa; Vezzini, Francesca; Tamburlini, Giorgio.
Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online) ; 17(4): 865-869, Oct.-Dec. 2017. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1041081
Resumo

Objetivos:

descrever o processo de desenvolvimento e a estrutura de um guia orientado por ações para visitas domiciliares (VDs) a mães e crianças por Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). O guia foi aplicado em um estudo controlado visando avaliar sua eficácia em melhorar o desempenho dos ACSs.

Métodos:

os passos para desenvolvimento do guia incluíram 1)Revisão das recomendações nacionais e internacionais para intervenções na comunidade em saúde materno-infantil; 2) Avaliação das necessidades de ACSs e outros profissionais das Equipes de Saúde da Família sobre VDs nos períodos pré e pós-natal; 3)Identificação dos princípios para construir o guia.

Resultados:

o Guia traz instruções para 10 VDs nos períodos pré e pós natal até os 9 meses, ao invés de 18 VDs atualmente recomendadas pelo Ministério da Saúde. Tarefas específicas para cada visita incluindo avaliação e promoção do desenvolvimento da primeira infância (DPI) e classificação de risco orientada por ações foram introduzidas como prática padronizada.

Conclusões:

a abordagem descrita para a construção do guia permite adaptar os conteúdos ao contexto do sistema de saúde do Brasil e de outros países interessados em melhorar a qualidade das VDs por ACSs. O guia, identificando tarefas e ações a serem realizadas a cada VD, oferece uma abordagem inovadora e representa um requisito para utilização mais eficiente e efetiva do tempo.
Biblioteca responsável: BR663.1