Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Facilities and difficulties of health professionals regarding the adverse event reporting process / Facilidades y dificultades de los profesionales de salud ante el proceso de notificación de eventos adversos / Facilidades e dificuldades dos profissionais de saúde frente ao processo de notificação de eventos adversos

Mascarenhas, Franciane Aceli de Souza; Anders, Jane Cristina; Gelbcke, Francine Lima; Lanzoni, Gabriela Marcellino de Melo; Ilha, Patricia.
Texto & contexto enferm ; 28: e20180040, 2019.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1043471
RESUMO

Objetivo:

descrever as facilidades e as dificuldades dos profissionais de saúde em realizar o processo de notificação de eventos adversos no contexto hospitalar.

Método:

estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, realizado entre abril e maio de 2017 em um hospital público cardiovascular de alta complexidade do sul do Brasil, com 39 profissionais de saúde. Utilizou-se entrevista semiestruturada e análise temática.

Resultados:

emergiram duas categorias Facilidades para realizar a notificação de eventos adversos e obstáculos que dificultam este processo. A prática ilustra o medo da punição, a fragilidade no conhecimento, a sobrecarga de trabalho e o descompromisso dos profissionais, gerando subnotificação. Ocorrem dificuldades em relação ao descumprimento de rotinas e no despreparo para utilizar a ficha de notificação na instituição. Alguns aspectos positivos apontados estão relacionados ao apoio do Núcleo de Segurança do Paciente, ao feedback das notificações e ao reconhecimento da importância da notificação dos eventos adversos em saúde.

Conclusão:

o processo de notificação está permeado por aspectos positivos e alguns obstáculos a serem superados. Faz-se necessário traçar estratégias com enfoque na comunicação e na prática educacional, com o intuito de disseminar informações sobre o processo de notificação, bem como na promoção de uma cultura sem culpabilidade e com responsabilização para o alcance da segurança do paciente.
Biblioteca responsável: BR17.1