Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Characterization of sexual violence in a state from the Southeast Region of Brazil / Caracterización de la violencia sexual en un estado de la Región Sudeste de Brasil / Caracterização da violência sexual em um Estado da Região Sudeste do Brasil

Kataguiri, Lidieine Gonçalves; Scatena, Lúcia Marina; Rodrigues, Leiner Resende; Castro, Sybelle de Souza.
Texto & contexto enferm ; 28: e20180183, 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1043476
RESUMO

Objetivo:

verificar a associação entre vítimas de violência sexual e aspectos sociodemográficos relacionados à exposição no estado de Minas Gerais, Brasil.

Método:

estudo ecológico, utilizou-se o banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação obtido na Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais referente a 2016. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva, teste Qui-quadrado e Análise Fatorial de Correspondência Múltipla (p≤0,05).

Resultados:

destacou-se como agressor o padrasto, associado à escolaridade de 0 a 4ª série, raça parda e local de ocorrência a residência. Quando o agressor foi o pai, houve associação com o local de ocorrência ignorado, seguido do local de ocorrência residência, abuso em crianças de 0 a 9 anos, do sexo masculino, e que pertenciam a municípios entre 200 e 500 mil habitantes. Já o agressor desconhecido foi associado com vítimas mulheres, brancas, com 15 anos ou mais de idade, escolaridade entre 5ª série e ensino superior, violência sexual única, em que foi utilizada violência física e ocorrência em vias públicas.

Conclusão:

a violência sexual atinge principalmente mulheres e crianças, sendo as primeiras acometidas em via pública e as crianças em ambiente domiciliar com agressor conhecido.
Biblioteca responsável: BR17.1