Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A percepção da vítima de violência sexual quanto ao acolhimento em um hospital de referência no Paraná / The perception of sexual violence's victims about the embracement in a reference hospital in Paraná / La percepción de la víctima de la violencia sexual a respecto de la acogida en un hospital de referencia en Paraná

Batistetti, Luciana Teixeira; Lima, Maria Cristina Dias de; Souza, Silvana Regina Rossi Kissula.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 12: 168-174, jan.-dez. 2020. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1048353

Objetivo:

identificar a percepção das vítimas de violência sexual em relação ao acolhimento prestado pela equipe de enfermagem no pronto atendimento de hospital referenciado em Curitiba, Paraná.

Método:

pesquisa descritiva de abordagem qualitativa com mulheres vítimas de violência sexual atendidas em ambulatório nos meses de julho e agosto de 2017. A coleta dos dados foi por meio de entrevista semiestruturada e analisados por meio de análise de conteúdo.

Resultados:

evidenciou-se como o cuidado prestado não somente procedimentos técnicos, mas também o cuidado individualizado às necessidades e a presença constante do profissional durante o atendimento, embora algumas entrevistadas desconhecessem a categoria profissional deste. A percepção quanto ao atendimento centrou-se na postura dos profissionais, gerando sentimentos positivos como segurança e tranquilidade.

Conclusão:

a enfermagem carece de reconhecimento social, porém seu atendimento foi reconhecido como positivo pelas mulheres e gerador de sentimentos de proteção e acolhimento
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1