Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Integração ensino-serviço-comunidade: concepções atribuídas pelos estudantes de enfermagem / Teaching-service-community integration: conceptions allocated by nursing students

Dacól, Camila; Silva Junior, Elias Pedro da; Garanhani, Mara Lúcia; Vannuchi, Marli Terezinha Oliveira; Nunes, Elisabete Fátima Pólo de Almeida.
Semina cienc. biol. saude ; 40(1): 47-62, jan./jul. 2019.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1050538
O objetivo deste estudo foi analisar as concepções de integração ensino-serviço-comunidade atribuídas pelos estudantes de enfermagem. Trata-se de um estudo exploratório, compreensivo, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, realizado em um curso de graduação em enfermagem de uma universidade do norte do Paraná. A coleta de dados ocorreu em outubro de 2014 e agosto de 2015, por meio de grupos focais, envolvendo 37 estudantes. Os grupos focais foram gravados, transcritos na íntegra e submetidos à análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da universidade em estudo com CAAE n°18931613.5.0000.5231. Das concepções de integração ensinoserviço-comunidade descritas pelos estudantes emergiram quatro categorias: concepções sobre o ensino; avançando para a integração ensino-serviço; integrando o ensino e a comunidade; e compreendendo a integração ensino-serviço-comunidade. As concepções sobre ensino-serviço e comunidade envolveram a integração entre diferentes cursos da área da saúde, o primeiro contato com o serviço e profissionais de saúde, o trabalho em equipe multiprofissional, a compreensão do ser humano como um todo, bem como a relação entre teoria e prática nos diferentes níveis de atenção. Os resultados foram discutidos de acordo com o pensamento complexo de Edgar Morin. Ressaltamos a importância da integração ensinoserviço-comunidade na formação do enfermeiro em um processo compartilhado entre instituições de ensino, enfermeiros e demais profissionais da área da saúde, bem como com a comunidade(AU)
Biblioteca responsável: BR512.1
Localização: BR512.1