Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Satisfação de pacientes com o cuidado de enfermagem em unidades cirúrgicas: pesquisa de método misto / Satisfaction of patients about the nursing care in surgical units: mixed method research / Satisfacción del paciente con la atención de enfermería en unidades quirúrgicas: investigación de método mixto

Santos, José Luís Guedes dos; De-Pin, Shara Bianca; Menegon, Fernando Henrique; Sebold, Luciara; Nascimento, Keyla Cristiane do; Gelbcke, Francine Lima.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1229, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1050670

OBJETIVO:

analisar a satisfação de pacientes com o cuidado de Enfermagem em unidades cirúrgicas.

MÉTODO:

pesquisa de método misto, com estratégia explanatória sequencial, realizada em um hospital universitário do Sul do Brasil. Os dados quantitativos foram coletados de 200 pacientes de unidades cirúrgicas por meio de sua ficha de caracterização e instrumento de satisfação e submetidos à análise estatística descritiva e inferencial. Os dados qualitativos foram coletados por meio de entrevistas telefônicas com 20 pacientes e processados mediante análise de conteúdo.

RESULTADOS:

a média da satisfação geral dos usuários foi de 3,95 (±0,54). Entre os domínios do instrumento, as médias foram técnico-profissional (4,10±0,59), confiança (3,96±0,56) e educacional (3,80± 0,63). Nas entrevistas, os pacientes destacaram a alegria, o entusiasmo e zelo da equipe de Enfermagem na realização da assistência.

CONCLUSÃO:

evidenciou-se que os pacientes estão satisfeitos com os cuidados de Enfermagem, principalmente com a competência técnica da equipe de Enfermagem.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2