Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Modos de implementación de intervenciones breves para reducir el consumo de alcohol en trabajadores / Modes of implementation of brief interventions to reduce alcohol consumption in workers / Modos de implementação de intervenções breves para reduzir o consumo de álcool em trabalhadores

Cruz, Aldri Roger Reyes; Castillo, María Magdalena Alonso; Gherardi-Donato, Edilaine Cristina da Silva; Torres, Raquel Alicia Benavides; García, Nora Angélica Armendáriz.
J. Health NPEPS ; 2(2): 430-443, Julho-Dezembro. 2017.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1053097

Objetivo:

identificar através de uma revisão sistemática as características da implementação efetiva de intervenções breves para reduzir o consumo de álcool em trabalhadores.

Método:

o Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols 2015 foram utilizados como guia. Foram incluídas Intervenções breves (IB) destinadas a reduzir o consumo de álcool nos trabalhadores, presencial ou on-line, ensaios clínicos controlados. A pesquisa foi feita em PubMed/MEDLINE, Science Direct, OVID, Wiley Online Library e Academic Search Complete.

Resultados:

a amostra final consistiu em 10 estudos; os IB mostraram ser efetivas na redução do consumo de álcool, as intervenções com sessões mais longas mostraram um efeito moderado no consumo. Tanto as intervenções presenciais quanto as on-line foram eficazes na redução do consumo de álcool; as intervenções que ofereceram seguimento de um a três meses mostraram diferenças significativas entre os grupos intervenção e os controles, enquanto as intervenções com acompanhamento de seis meses e um ano não observaram tais diferenças.

Conclusão:

embora não haja consenso sobre as características da implementação às IB, a quantidade, a frequência e o tempo de seguimento são elementos que devem ser considerados ao elaborá-los.
Biblioteca responsável: BR1972.9