Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mapeando a formação do enfermeiro no Brasil: desafios para atuação em cenários complexos e globalizados / Mapping nursing training in Brazil: challenges for actions in complex and globalized scenarios

Frota, Mirna Albuquerque; Wermelinger, Mônica Carvalho de Mesquita Werner; Vieira, Luiza Jane Eyre de Souza; Ximenes Neto, Francisco Rosemiro Guimarães; Queiroz, Raquel Santos Monte; Amorim, Rosendo Freitas de.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 25(1): 25-35, jan. 2020. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1055783
Resumo O artigo discorre sobre a formação profissional do enfermeiro, implicações da expansão das Instituições de Ensino Superior e a distribuição dessas no Brasil. Considera os resultados da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, realizada com 35.916 profissionais de Enfermagem, em 2013. A análise que caracteriza a trajetória da graduação em enfermagem neste artigo, estrutura-se em três dimensões a expansão da formação do enfermeiro na graduação e pós-graduação; o boom de escolas de enfermagem e a relação público x privado; e, a distribuição territorial do profissional enfermeiro no Brasil. O crescimento de Instituições de Ensino em Enfermagem implica em uma formação exponencial, com predomínio de escolas privadas na graduação e na pós-graduação; os cursos buscam alinhar-se às mudanças na saúde e sociedade, mas urge equalizar as assimetrias territoriais entre as instituições formadoras na graduação e pós-graduação, a superconcentração e vazios assistenciais decorrentes da insuficiência de enfermeiros por habitantes, bem como qualificar o enfermeiro para o exercício profissional ante as transformações globais.
Biblioteca responsável: BR1.1