Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Expressão das tendências pedagógicas em teses e dissertações de um laboratório de pesquisa e tecnologia em educação em enfermagem e saúde (1994-2017) / Expresión de tendencias pedagógicas en tesis y disertaciones de laboratorio de investigación y tecnología educativa en enfermería y salud (1994-2017) / Pedagogical trends in theses and dissertations of a research and technology laboratory in nursing and health education (1994-2017)

Maffissoni, André Lucas; Sanes, Marina da Silva; Schneider, Franciane; Martini, Jussara Gue; Lino, Monica Motta; Kempfer, Silvana Silveira.
Cogit. Enferm. (Online) ; 24: e62147, 2019. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1055953
RESUMO

Objetivo:

analisar como as tendências pedagógicas se expressam nas investigações científicas do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Método:

pesquisa qualitativa, utilizando análise documental de teses e dissertações produzidas no período 1994-2017. A coleta dos dados ocorreu de março a maio de 2018. Dados tratados à luz da análise de conteúdo.

Resultados:

identificaram-se 106 documentos. Destes, 89 se filiam à tendência libertadora/criativa, 17 se aproximam da tendência progressista e não foram evidenciados estudos exclusivamente relacionados à tendência pedagógica convencional.

Conclusões:

as teses e dissertações do Laboratório de Pesquisa trabalharam a educação em enfermagem a partir de perspectiva pautada, majoritariamente, pela tendência pedagógica libertadora/criativa. Este estudo contribui para a construção do conhecimento na enfermagem por reconhecer os pressupostos pedagógicos utilizados por pesquisadores da área, essencial para identificar quais posicionamentos políticos a enfermagem brasileira assume em suas investigações científicas.
Biblioteca responsável: BR501.1