Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vivências de sofrimento e prazer das acadêmicas de enfermagem nas maternidades / Suffering and pleasure experiences of nursing undergraduate students in maternity / Vivencias de sufrimiento y placer de estudiantes de enfermeríaen las maternidades

Progianti, Jane Márcia; Souza, Marina Nunes de; Oliveira, Elias Barbosa de; Rodrigues, Fernanda Alves Bittencourt; Prata, Juliana Amaral; Vargens, Octavio Muniz da Costa.
Rev. enferm. UERJ ; 27: e39620, jan.-dez. 2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1087411

Objetivo:

identificar as vivências de sofrimento e de prazer dos acadêmicos de enfermagem frente à organização do trabalho das enfermeiras obstétricas na maternidade.

Método:

estudo exploratório e qualitativo, com 13 acadêmicas de enfermagem de uma instituição do ensino superior privada do Rio de Janeiro. Dados coletados em abril e maio de 2018, por meio de entrevistas semiestruturadas, submetidos à análise de conteúdo e discutidos à luz do referencial teórico de Christopher Dejours.

Resultados:

durante o estágio supervisionado, as vivências de sofrimento associaram-se à percepção de falta de reconhecimento e à identificação da violência obstétrica. As vivências de prazer foram relacionadas ao reconhecimento das mulheres pelo cuidado prestado.

Conclusão:

são necessárias estratégias pedagógicas aplicadas nos cenários de prática, capazes de problematizar o contexto laboral e suas implicações sobre o trabalhador, com o intuito de constituir enfermeiras com atitudes transformadoras da realidade e dispostas a lutar pela valorização e pelo reconhecimento da enfermagem obstétrica.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1