Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da família / Contribuciones de la educación permanente en los centros de salud familiar extendidos / Contributions from continuous education to family health extended centers

Vendruscolo, Carine; Trindade, Letícia de Lima; Metelski, Fernanda Karla; Vandresen, Lara; Pires, Denise Elvira Pires de; Tesser, Charles Dalcanale; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 24(3): e20190273, 2020. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1090276
RESUMO Objetivo Analisar como a educação permanente insere-se nas ações dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família. Método Pesquisa quanti-qualitativa. Na etapa quantitativa, 359 profissionais de nove macrorregiões de Santa Catarina responderam um Survey; na qualitativa, cinco equipes desses Núcleos participaram de grupos focais. Os dados quantitativos foram analisados com Statistical Package for the Social Sciences e os qualitativos, com auxílio do Atlas.ti 8.0. Resultados As profissionais são, majoritariamente, mulheres, pós-graduadas e que atuam nos Núcleos há mais de três anos. Aproximadamente 50% recebeu qualificação específica e, destas, 46,1% via Telessaúde. Ações típicas de apoio matricial destacaram-se como atividades frequentes nas duas etapas do estudo. Os grupos revelaram que o Ministério da Saúde e o Estado são apoiadores das qualificações; entretanto, falta apoio dos gestores. Conclusão e Implicações para a prática Ações educativas ocorrem durante as práticas. Os profissionais demonstram iniciativa para se fortalecerem em termos formativos, seja por meio da pós-graduação ou busca de outros dispositivos, com destaque para o Telessaúde e a integração com Universidades. Os espaços de diálogo entre os profissionais e o apoio da gestão são importantes estratégias para a educação permanente.
Biblioteca responsável: BR442.1