Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Os preditores à mudança de profissão de Enfermagem / Predictors for changing to a non-Nursing profession / Los predictores de los cambios a la profesión de Enfermería

Poeira, Ana Filipa da Silva; Mamede, Ricardo Nuno Ferreira Paes; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva.
Referência ; serIV(22): 73-83, set. 2019. tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1098616
Enquadramento A predisposição dos enfermeiros para mudar de profissão enquadra-se na rotatividade em enfermagem. Compreender os motivos que levam os enfermeiros a querer mudar de organização ou até mesmo abandonar a profissão é fundamental, visto que essa movimentação traz consigo implicações negativas no grupo de trabalho e na organização.

Objetivo:

Determinar a propensão para o abandono da profissão de enfermagem.

Metodologia:

Estudo descritivo, correlacional, transversal e quantitativo. A amostra, do tipo não-probabilístico, é constituída por 463 enfermeiros acedidos mediante a técnica de snowball.

Resultados:

São os enfermeiros com idades inferiores a 40 anos e a desempenhar funções no setor público que apresentam maior vontade de abandonar a profissão de enfermagem. Verifica-se também que quanto maior for a satisfação com a profissão e maior a autonomia e reconhecimento profissional, menor será a probabilidade de os enfermeiros mudarem de profissão.

Conclusão:

É fundamental que as organizações de saúde se preocupem com a retenção dos seus enfermeiros, adotando estratégias de recursos humanos que valorizem os mesmos e com modelos organizacionais voltados para a motivação e satisfação.
Biblioteca responsável: PT45