Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vivências de homens em adoecimento crônico no cuidado à saúde: implicações para a assistência de enfermagem / Experiences of men in chronic illness without health care: implications for nursing care / Experiencias de hombres en enfermedades crónicas en el cuidado de la salud: implicaciones para el cuidado de enfermería

Sousa, Anderson Reis de; Vergara, Oscar Javier; Mota, Thaciane Alves; Silva, Rudval Souza da; Carvalho, Evanilda Souza de Santana; Teixeira, Jules Ramon Brito; Pereira, Álvaro.
REVISA (Online) ; 9(2): 212-221, 2020.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1099644

Objetivo:

descrever as implicações para a assistência de Enfermagem a partir das vivencias de homens em adoecimento crônico no cuidado à saúde.

Método:

Estudo descritivo, qualitativo, realizado com 19 homens que são acompanhados em um Unidade de Saúde da Família, inseridos no programa HIPERDIA, em um município da Bahia, Brasil. Realizou-se entrevista individual em profundidade, observação sistemática da visita de homens à unidade e levantamento das implicações para a assistência de Enfermagem. Os dados foram analisados utilizando o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), sob o prisma do referencial teórico proposto pela NANDA ­Internacional®, a partir da Taxonomia II.

Resultados:

Identificou-se achados clínicos aderentes aos Diagnósticos de Enfermagem, que implicam em contribuições para a assistência de Enfermagem, desveladas a partir das vivências dos homens com adoecimento crônico não transmissível, a saber Disposição para controle da saúde melhorado; Disposição para melhora do autocuidado; Conhecimento deficiente; Disposição para processos familiares melhorados; Disfunção sexual; Síndrome do estresse por mudança; Disposição para bem-estar espiritual melhorado e Dor crônica.

Conclusão:

os homens demonstraram disposição melhorada para à saúde e autocuidado, dos processos familiares e dos relacionamentos, conhecimento deficiente sobre a doença que porta, sentimento de impotência mediante a impossibilidade de realizar atividades do cotidiano, outrora desempenhada, manifestação de medo, associado às possibilidade de complicações advindas do agravo, estresse pela alteração dos hábitos pregressos adquiridos ao longo da vida, disfunção sexual e dor crônica relacionada às manifestações clínicas da doença e espiritualidade como instrumento de auxílio complementar terapêutico

Assuntos

Saúde do Homem
Biblioteca responsável: BR2040.1