Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perceptions of Spanish nurses on economic crisis and the impacts on health care system / Percepciones de enfermeras españolas acerca de la crisis económica y sus impactos en el sistema sanitario / Percepções de enfermeiras espanholas sobre a crise econômica e os impactos no sistema de saúde

David, Helena Maria Scherlowski Leal; Martínez-Riera, José Ramón; Acioli, Sonia; Costa, Maria Fernanda de Lima da.
Rev. bras. enferm ; 73(3): e20190283, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1101511
RESUMO

Objetivo:

analisar as perceções de enfermeiras espanholas quanto à conjuntura de crise econômica e seus impactos no trabalho, no sistema de saúde e na saúde da população.

Método:

abordagem qualitativa; coleta de dados por questionário publicado na internet e em entrevistas individuais. Análise com base na Análise de Conteúdo Temático-Categorial, apoiada pela perspectiva teórica do materialismo histórico-dialético.

Resultados:

as categorias produzidas abordam temas como cortes financeiros e seus impactos de não reposição da força de trabalho, sobrecarga de trabalho, impacto salarial e na oferta de emprego; ênfase em um modelo de saúde biomédico; impactos negativos na saúde da população. Discussão destacam-se impactos no trabalho e na saúde, sobretudo nos grupos vulneráveis, assim como sobre o modelo assistencial reforçando a perspectiva biomédica. Considerações finais as percepções da enfermagem espanhola apontam para o acirramento das políticas liberais e sua expressão na saúde e para o papel da enfermagem nos sistemas de saúde.
Biblioteca responsável: BR21.1