Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Exame físico na enfermagem: avaliação do conhecimento teórico-prático / Examen físico en enfermería: evaluación del conocimiento teórico-práctico / Physical examination in nursing: evaluation of theoretical-practical knowledge

Lima, Thais de; Monteiro, Carla Roberta; Domingues, Tânia Arena Moreira; Oliveira, Ana Paula Dias de; Fonseca, Cassiane Dezoti da.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 23(264): 3906-3913, maio.2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1102347
Objetivo: Verificar o conhecimento teórico-prático dos enfermeiros sobre a técnica do exame físico céfalo-caudal em um hospital universitário da cidade de São Paulo. Método: Estudo descritivo-exploratório de abordagem quantitativa realizado com 51 enfermeiros de unidades de internação e terapia intensiva adulto, submetidos a um questionário estruturado. A análise dos resultados foi feita por meio da estatística descritiva e análise inferencial por associação entre as variáveis de interesse. Resultados: Os dados revelaram índices de acertos acima de 70%. A graduação foi considerada o período de maior aquisição de conhecimento sobre o exame físico (p=0,039). O tempo de formação e atuação foram associados a maior escolaridade (p<0,05), a qual foi determinante para prática do exame físico (73,8%). Conclusão: os achados desta investigação reforçam a importância da educação permanente junto aos enfermeiros para a prática do exame físico com objetivo de manter uma assistência de qualidade orientada para a segurança do paciente.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2