Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Competências gerenciais na perspectiva de enfermeiros do contexto hospitalar / Management competencies in the perspective of nurses in the hospital context

Ferracioli, Gabriela Varela; Oliveira, Rosana Rosseto de; Souza, Verusca Soares de; Teston, Elen Ferraz; Varela, Patricia Louise Rodrigues; Costa, Maria Antonia Ramos.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(1): 15-20, jun. 2020. tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1102457

Objetivo:

Descrever a percepção de enfermeiros acerca das competências gerenciais no contexto hospitalar.

Método:

Estudo descritivo realizado em um hospital no noroeste do Paraná, com dados coletados junto a 25 enfermeiros. Utilizou-se instrumento composto por questões de caracterização sociodemográfica e voltadas à percepção acerca da importância das competências gerenciais na prática do enfermeiro. As respostas foram dispostas em escala do tipo Likert, em que, quanto maior o escore mais indispensável era considerada a competência. Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva.

Resultados:

76% dos participantes eram do sexo feminino, com idade media de 35 anos. O domínio liderança obteve escore de 44,84 (DP±0,8), comunicação de 14,52 (DP±1,32), tomada de decisão de 16,12 (DP±3,2) e o planejamento e organização de 17,24 (DP±1,56). Todos os domínios obtiveram pontuação próxima ao escore máximo.

Conclusão:

Os enfermeiros percebem como indispensáveis as competências gerenciais determinadas para a formação, em sua prática profissional no contexto hospitalar. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2