Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Decisões da Justiça do Trabalho sobre demandas no campo da enfermagem / Labor court decisions on the nursing category

Rodrigues, Urbanir Santana; Rodrigues, Eder Pereira; Santana, Paulo Eduardo Santos; Vera, Sinara; Berhends, Jamille Sampaio; Santos, Tatiane Araújo dos; Moraes, Ariane Cedraz.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(2): 62-67, jul. 2020. tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1104081

Objetivo:

analisar as decisões do judiciário trabalhista relacionado às demandas apresentadas pelas trabalhadoras da enfermagem.

Metodologia:

pesquisa qualitativa que utilizou o método documental. Para análise dos dados foi utilizada metodologia da análise das decisões.

Resultados:

foram analisadas 22 sentenças e encontradas as seguintes tipologias de precarização Vulnerabilidades das formas de inserção e no trabalho; Intensificação do trabalho; Insegurança e saúde no trabalho; e Condenação e descarte do direito do trabalho. Discussão as sentenças revelam que as trabalhadoras são atingidas pela precarização do trabalho através de vínculos precarizados, violência no trabalho, flexibilização, extensão e intensidade da jornada, acúmulo de funções, exposição em ambientes insalubres.

Conclusão:

A análise das sentenças revela que a precarização do trabalho está difundida no campo da enfermagem. Contudo, mediante o cenário de trabalho precarizado, considera-se ainda baixo o quantitativo de trabalhadoras que recorrem à Justiça do Trabalho, o que indica falta de conhecimento sobre direitos trabalhistas ou medo em recorrer a estes. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2