Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influência da educação em saúde na autoeficácia em amamentar: estudo quase experimental / La influencia de la educación en la salud sobre la autoeficacia enamamantar: estudio cuasi-experimental / The influence of health education on breastfeed self-efficacy: quasi-experimental study

Schultz, Sandra Maria; Moreira, Kátia Fernanda Alves; Pereira, Priscilla Perez da Silva; Ferreira, Lerissa Nauana; Rodrigues, Marcos Antônio Sales; Fernandes, Daiana Evangelista Rodrigues.
Rev. baiana enferm ; 34: e35995, 2020. tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1115320
Objetivo avaliar a intervenção educativa de enfermagem para a promoção da autoeficácia em amamentação em nutrizes internadas em uma maternidade do Norte do Brasil. Método estudo quase experimental, longitudinal, composto por um grupo de intervenção (n=80) e observacional (n=78). A intervenção educativa deu-se mediante roda de conversa. A coleta de dados ocorreu no período de janeiro a março de 2018. Resultados no grupo de intervenção as nutrizes apresentaram alta eficácia para a amamentação, enquanto que no grupo de observação encontrou-se moderada eficácia. Entre as nutrizes com maior escolaridade, que trabalham fora de casa e tinham mamilos íntegros, a intervenção educativa influenciou para melhor autoeficácia na amamentação. O grupo de intervenção apresentou média mais elevada para autoeficácia na amamentação e maior frequência de aleitamento materno exclusivo. Conclusão nas nutrizes internadas na maternidade estudada, a intervenção educativa influenciou para a manutenção da amamentação exclusiva nos 60° primeiros dias após o parto.
Biblioteca responsável: BR21.2