Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Discorrendo sobre os períodos pré e pós florence nightingale: a enfermagem e sua historicidade / Talking about before and after the florence nightingale periods: the nursing and its historicity

Donoso, Miguir Terezinha Vieccelli; Wiggers, Eliana.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(1,n.esp): 58-61, ago. 2020.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1116343

Objetivo:

Refletir sobre a teoria ambientalista de Florence Nightingale, contextualizando a enfermagem moderna frente suas origens e o desenvolvimento de sua prática.

Método:

Estudo reflexivo, de perspectiva histórica e que utiliza a pesquisa documental como método de investigação. Tomou por base especialmente artigos de periódicos científicos e livros clássicos sobre a história da enfermagem e suas concepções, sem limite de data de publicação.

Resultados:

O texto percorre desde as origens do cuidado ligadas à religiosidade, a perda da hegemonia da igreja quando as religiosas foram expulsas dos hospitais até a figura de Florence Nightingale como precursora da enfermagem moderna, destacando a Teoria Ambientalista, relacionando-a a prática de comportamentos no enfrentamento da atual pandemia.

Conclusões:

Discorrer sobre a história da enfermagem e sua trajetória profissional a partir de seus marcos clássicos é necessário, inclusive para a compreensão de dogmas e paradigmas que ainda são inerentes à sua prática. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2