Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Covid-19: Reflexão da atuação do enfermeiro no combate ao desconhecido / Covid-19: reflection on the role of nurses in combating the unknown

Alves, Júlio César Rabêlo; Ferreira, Mayana Bonfim.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(1,n.esp): 74-77, ago. 2020.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1116353

Objetivo:

Refletir sobre as consequências da atuação do enfermeiro perante o surgimento da COVID-19.

Metodologia:

Trata-se de um artigo de reflexão, com a coleta de dados entre março e abril de 2020, por meio de bases científicas como a Biblioteca Nacional de Medicina, Journal of the American Medical Association e Scientific Eletronic Library Online. Foram selecionados 10 artigos, nos idiomas em português e inglês, com limitação devido a abordagem recente.

Resultados:

Torna-se evidente que o novo coronavírus está sendo o maior desafio enfrentado pelo mundo, com uma rápida disseminação. O uso de máscaras, uma boa higiene das mãos e a descontaminação da superfície são fundamentais para a segurança. Entretanto, há uma limitação da quantidade de equipamentos de proteção individual, somado a sobrecarga emocional dos enfermeiros e as péssimas condições de trabalho que já os acompanham, eles que estão na linha de frente no combate. Em meio ao desconhecido, uma estratégia especial para a atuação da enfermagem é necessária, protegendo-os.

Conclusão:

A COVID-19 envolve diversos fatores da sociedade, e gera muitas incertezas. No epicentro dessa catástrofe estão os enfermeiros, que em meio as tamanhas adversidades vêm demonstrando ainda mais as suas competências. Por isso, é importante informações precisas e uma valorização profissional para que nesse combate o bem-estar fique fortalecido. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2