Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Capacitación de recursos humanos en salud materna en Bolivia, Colombia, Ecuador, Guatemala, Haití, Honduras, Nicaragua y Perú: descripción de la experiencia / Human Resource Training in Maternal Care in Bolivia, Colombia, Ecuador, Guatemala, Haiti, Honduras, Nicaragua and Peru: An Experience Description / Treinamento de recursos humanos em saúde materna na Bolívia, Colômbia, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, Nicarágua e Peru: descrição da experiência

Ortiz Contreras, Jovita; de Bortoli Cassiani, Silvia Helena; Brandt, Amelia; Binfa Esbir, Lorena; Santiago Menezes da Silva, Fernando.
Investig. enferm ; 21(2): 1-12, 2019. graf, tab
Artigo em Espanhol | COLNAL, BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1119649
Introdução: América Latina e Caribe diminuíram a mortalidade materna; no entanto, ainda têm países com altas taxas, refletindo iniquidades no acesso a serviços de saúde. O treinamento de recurso humano competente em atenção primária é uma das principais estratégias para abordar a problemática. Objetivo: Descrever a experiência de planejamento, implementação e avaliação de um programa de capacitações em saúde materna em países da região (Bolívia, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Haiti e Peru). Metodologia: Entre 2016 e 2019, o Departamento de Sistemas e Serviços de Saúde e a Unidade de Recursos Humanos da Organização Pan-americana da Saúde, junto com centros colaboradores, universidades e o Centro Latino-americano de Perinatologia e Saúde da Mulher realizaram um inquérito de necessidades de treinamento, desenvolveram plano de formação e implementaram treinamentos para pessoal profissional e não profissional em saúde materna. Resultados: As necessidades de treino detectadas foram liderança em saúde, cuidados pré-natais, parto, pós-parto, emergências obstétricas e planejamento familiar. Estas foram consideradas em treinos presenciais e virtuais, com 71 treinadores de 7 países, quem por sua vez as reproduziram para mais de 4000 pessoas. As avaliações foram muito positivas e espera-se determinar o impacto em saúde em projetos futuros. Conclusões: É fundamental a detecção de necessidades e trabalho colaborativo para realizar treinamentos acordes nos países da região, que permitam contar com recurso humano motivado e competente para aumentar o acesso e a cobertura na atenção em saúde materna de qualidade.
Biblioteca responsável: CO185.1